Quer sinta a sua pele a repuxar ou áspera depois de um longo voo, no meio do inverno, ou durante o ano inteiro, é importante saber o que pode estar a causar a sensação de pele seca e como pode cuidar dela. Ao sentir a pele desconfortável, a repuxar e áspera, pode assumir que está com a pele seca. Antes de aplicar um creme muito rico ou iniciar uma nova rotina de pele, saiba como entender os sinais da sua pele e perceber se está, de facto, seca ou, na verdade, apenas desidratada.

Qual a Diferença Entre Pele Seca e Desidratada?

Apesar das peles seca e desidratada partilharem características muito semelhantes, como textura áspera e linhas secas, são, na verdade, muito diferentes. A pele seca refere se à pele com falta de óleo e a pele desidratada a um baixo teor de água. Enquanto que a pele desidratada é uma condição que pode ocorrer em qualquer tipo de pele, já a pele seca é um tipo de pele – como normal, mista ou oleosa.

O que é Pele Desidratada?

Pele desidratada é uma condição que pode surgir em qualquer tipo de pele e refere se à pele que perde mais água do que a que absorve. Uma barreira de pele saudável ajuda a pele a reter água e um estrato córneo eficiente (a camada externa da pele), deve conter 10% a 15% de água. Quando essa percentagem fica abaixo dos 10%, a pele fica desidratada. Para compensar esta perda, a água pode subir à superfície, o que pode criar um desequilíbrio de humidade na pele.

O que é Pele Seca?

Pele seca é um tipo de pele com menor produção de sebo (ou óleo) do que a pele normal ou oleosa. Existem vários factores que podem fazer com que a pele mude e tornar se seca. Condições adversas, temperaturas extremas, envelhecimento e genética podem todas conduzir à perda de óleo na pele.

Pele Seca

Desconforto passageiro, repuxamento ligeiro e descamação leve

Pele Muito Seca

Desconforto e repuxamento significativo descamação intensa, gretas, rachas

Pode a Pele Oleosa ser Desidratada?

A desidratação afecta todos os tipos de pele – mesmo a pele oleosa. Se está em constante batalha contra o brilho, pode lhe parecer que não tem a pele desidratada, no entanto, é possível que a pele tenha altos níveis de oleosidade mesmo quando tem falta de água. A pele até pode tornar se extremamente oleosa na pele desidratada, uma vez que níveis baixos de hidratação podem induzir a pele a produzir óleo em excesso.

Quais as Causas de Pele Seca e Desidratada?

Enquanto que algumas causas de pele seca e desidratada são inevitáveis, outras podem ser influenciadas pelo ambiente e estilo de vida. A pele desidratada pode até causar a secura da pele uma vez que a falta de água pode afectar os níveis de oleosidade da pele. Umas das causas mais comuns incluem:

  • Envelhecimento
  • Frio e Calor Extremos
  • Ar Condicionado e Aquecedor
  • Níveis Baixos de Humidade no Ar
  • Má Nutrição
  • Fumar e Ambientes Poluídos
  • Exposição UV

Quais as Características Comuns de Pele Seca e Desidratada?

Embora já conheça os principais sinais de pele seca, existe uma série de carcaterísticas que podem acompanhar estas condições de pele. Os sinais mais comuns de pele seca e desidratada são:

  • Sensação de Repuxamento
  • Aspecto Baço ou Cansado
  • Linhas Finas Secas
  • Textura Áspera
  • Descamação
  • Gretas e Rachas
  • Vermelhidão Visível

Como Saber se a Sua Pele está Seca ou Desidratada?

Uma vez que é difícil perceber se a pele está seca ou desidratada, a forma mais segura é consultar um especialista. Na Kiehl’s, os nossos especialistas de pele têm as ferramentas necessárias para avaliar os seus níveis de hidratação e recomendar as melhores fórmulas para equilibrar a hidratação da sua pele.

Saiba como fazer o seu  Diagnóstico de pele personalizado.

Como Cuidar da Pele Seca ou Desidratada?

Para além de re-avaliar a sua rotina de cuidados de pele, é importante estar atento a outras potenciais causas no seu estilo de vida que podem estar a afectar a sua pele. Alimentação saudável e nutritiva, dormir horas suficientes, e beber água são formas de cuidar da sua pele no dia a dia.

Quais são os Melhores Produtos para a Pele Seca e Desidratada?

Para ambas as peles seca e desidratada, comece com um gel de limpeza suave, como o nosso Cucumber Cleanser, e um tónico sem álcool, como o Ultra Facial Toner, para ajudar a limpar e a purificar a pele. Para ajudar a minimizar a sensação de pele repuxada e textura áspera, um sérum hidratante, como o Hydro-Plumping Serum, é o ideal. Um hidratante de rosto diário, como o favorito Ultra Facial Cream, é essencial. Se a sua pele for seca da cabeça aos pés, hidrate o corpo com um rico creme de copro, como o clássico Creme De Corps. Independentemente do seu tipo de pele, um protector solar diário, como o Ultra Light Daily UV, é essencial para cuidar e proteger a pele dos raios UV que podem danificar a barreira da pele.

PASSO 1: Limpeza Suave

Cucumber Herbal Conditioning Cleanser

PASSO 2: Tónico sem Álcool

Ultra Facial Toner

PASSO 3: Sérum Hidratante

Hidro-Plumping Re-Texturizing Serum Concentrate

PASSO 4: Hidratante Diário

Ultra Facial Cram

Proteção UV

Ultra Light Daily UV Defense Aqua Gel SPF 50 PA++++

Hidratação Corpo

Creme de Corps

Pele desidratada: sintomas e produtos

Produto adicionado à lista de desejos
Produto adicionado para comparar.