As manchas na pele são um problema comum e que pode manifestar-se com o aparecimento de manchas mais escuras, de tamanhos e formatos diversos, ou sob a forma de descoloração cutânea. Algumas das causas mais comuns para o aparecimento das manchas são a exposição solar excessiva, as alterações hormonais ou gravidez, a administração de alguns fármacos, o envelhecimento cutâneo ou ainda questões genéticas.
Além de existirem várias causas possíveis, também existem diferentes tipos de manchas no corpo e no rosto, que tornam fundamental a consulta de um especialista de dermatologia, para que possas ter um diagnóstico exato.
Hoje, falaremos sobre os tipos de manchas na pele, como podes preveni-las e tratá-las e também de alguns dos produtos que podes usar para uniformizar a pele quando este problema se manifesta.
Tipos de manchas na pele
Para clarear uma mancha na pele e saber exatamente como deves proceder perante o seu aparecimento, o primeiro passo será perceberes que nem todas as manchas são iguais ou têm as mesmas causas. Assim, conheceres os principais tipos de manchas na pele pode ser muito importante, ainda que recomendemos sempre que consultes um dermatologista quando estas manchas aparecem. Os principais tipos são:
- Melasma: este tipo de mancha é usualmente castanho e irregular, podendo surgir com o envelhecimento ou devido à exposição solar desprotegida, principalmente no rosto. É causada pela hiperpigmentação e é mais comum em mulheres, pessoas com propensão genética e pessoas com tonalidades de pele mais escura.
- Cloasma gravídico: também conhecido como “pano da gravidez”, este é um tipo de melasma transitório, que aparece em cerca de 70% das grávidas e se manifesta com o aparecimento de manchas que formam uma “máscara” mais escuro no rosto. Normalmente estas desaparecem naturalmente depois do parto.
- Pitiríase Versicolor: estas manchas têm um aspeto esbranquiçado, como descolorações na pele e são também conhecidas como “micose superficial cutânea” ou “pano branco”. A malassezia é o fungo responsável pela despigmentação da pele, tendendo a aparecer no rosto, principalmente em quem tem pele oleosa. O calor e humidade podem agravar o problema, que pode ainda apresentar sintomas como descamação ou prurido.
- Vitiligo: esta é uma despigmentação progressiva da pele, bastante rara (1% da população) e que surge sob a forma de manchas de tonalidade leitosa. A causa efetiva do problema é ainda desconhecida.
- Outros tipos de manchas: o acne, a rosácea e a psoríase são problemas de saúde que também podem deixar ou manifestar-se através de manchas. De gravidade diferente, estas caraterizam-se pela tonalidade vermelha das manchas e podem agravar-se com a exposição solar, a oleosidade, a humidade e o calor.
Tratamentos para os diferentes tipos de manchas
Consoante os tipos de manchas, a tua pele pode também precisar de diferentes tratamentos. Desta forma, o primeiro passo para tratares qualquer tipo de mancha será identificá-la, junto de um dermatologista.
Tendo isto em mente, deves também saber que existem tratamentos específicos para clarear manchas no rosto, muitos dos quais passam também pelos cuidados diários de limpeza, hidratação e proteção solar adequada. Alguns produtos podem até uniformizar a pele e reduzir as manchas, atuando diretamente sobre o problema e reduzindo significativamente o seu impacto na tua aparência.
Qualquer que seja o tipo de mancha na tua pele, o protetor solar será sempre um artigo de referência. Depois, poderás precisar de cremes tópicos, esfoliantes ou mesmo peelings para solucionar o melasma, enquanto a micose superficial poderá implicar o recurso a fármacos orais ou cremes antifúngicos. Marcas avermelhadas poderão obter bons resultados com séruns e cremes cujo princípio ativo é a Niaciamida. Já o vitiligo pode implicar tratamentos como a repigmentação.
Como tratar as manchas na pele com a Vitamina C
A relação entre Vitamina C e manchas na pele é bem conhecida, sendo que a ação antioxidante desta vitamina ajuda a garantir a vitalidade, beleza e saúde cutânea. Ao combater os radicais livres, esta é uma forte aliada na luta contra o envelhecimento precoce, prevenindo traços etários como pés de galinha, rugas e manchas.
No que diz respeito às manchas, a Vitamina C atua como um uniformizador natural, tendo a capacidade de as clarear, inibindo a produção de melanina em excesso e evitando as diferenças de tonalidade. Esta vitamina é, por isso, usada por marcas cosméticas, fazendo parte dos cuidados essenciais na prevenção e tratamento de manchas no rosto.
Se melasma, fotoenvelhecimento ou acne estão na origem destas manchas, o uso de produtos adequados com Vitamina C, quando combinados com proteção solar, pode ter bons resultados. Deixamos algumas sugestões.
Sérum Antimanchas Clearly Corrective Dark Spot Solution
O Sérum Antimanchas Clearly Corrective™ Dark Spot Solution é de ação rápida, ideal para quem pretende uniformizar a sua pele e combater o aparecimento de manchas escuras.
Este sérum à base de Vitamina C ativada garante a redução de manchas pré-existentes, hidrata a pele e tem uma ação antioxidante, ideal para manchas causadas por fotoenvelhecimento da pele. Além disso, ele contribui para a redução das rugas, alisando a pele e combatendo todo o tipo de mancha ou despigmentação.
Este sérum deve ser aplicado depois da limpeza da sua pele, aplicando gotas por todo o rosto com uma ligeira pressão da palma da mão. É importante completar este processo com um hidratante (como o Ultra Facial Cream SPF 30) e um protetor solar (como o Ultra Light Daily UV Defense SPF50 Pa+++). Para acentuar mais os efeitos anti-idade, no combate a rugas e à flacidez cutânea, prefere cremes como o Super Multi-Corrective Cream SPF 30.
Clear Corrective Brightening and Smoothing Moisture Treatment
O Clearly Corrective Brightening and Smoothing Moisture Treatment, é um hidratante e corretor de pigmentação, que potencia a luminosidade do rosto. Utilizando como princípio ativo o Ácido Glicólico, o Extrato de Bétula e a Vitamina C, manchas na pele são prevenidas e tratadas. Por ser imediatamente absorvido pela tua pele, verás que ela fica mais suave e uniforme, mantendo-se hidratada, com redução das manchas e descolorações.
Lembramos que, tal como a Vitamina C, a Niacinamida pode ser uma forte aliada da tua pele. Se tens manchas no rosto ou vermelhidão, podes iniciar a rotina de tratamento diário da pele com um sérum, por exemplo, o Ultra Pure High Potency Serum 5.0% Niacinamide. Faz isto após limpares bem a pele e antes de aplicares o tratamento Clearly Corrective Brightening and Smoothing Moisture Treatment, o que deves fazer uma vez por dia (de manhã ou à noite). Podes também optar por usar este produto como máscara intensiva (3 vezes por semana).
Alternativamente, se sofres de acne ou tens imperfeições na pele podes também beneficiar da aplicação da loção facial Breakout Control Blemish Treatment Facial Lotion, que apresenta resultados positivos no tratamento deste tipo de problema cutâneo.
Em suma, deves considerar que existem tipos de manchas no rosto e o ideal é que consultes um dermatologista para que a causa das manchas ou descolorações no teu rosto sejam diagnosticadas. Ainda assim, encontrarás vários produtos capazes de devolver a beleza, uniformidade e suavidade ao teu rosto.