Retinol e ácido retinoico: quais são as diferenças?

No universo dos cuidados com a pele, existem alguns produtos que se destacam como armas poderosas na luta contra rugas, linhas finas e manchas escuras. Entre eles, o retinol e o ácido retinoico ocupam um lugar de destaque. Mas, apesar dos nomes semelhantes, sabes qual é a diferença entre retinol e ácido retinoico?

Este artigo convida-te a desvendar os mistérios destes ingredientes, explorando as suas características, os benefícios e as suas aplicações.

O que é o Retinol?

Também conhecido como Vitamina A, o retinol é uma solução leve, que combate o processo de envelhecimento da pele. É necessário que a pele o converta primeiro em ácido retinoico antes de o conseguir usar.

Para que é utilizado o retinol?

O Retinol é um ingrediente muito conhecido pelos seus benefícios para a pele, tais como:

  • Redução de rugas e rídulas: o retinol estimula a produção de colagénio, ajudando a suavizar as linhas finas e as rugas.
  • Melhora a textura da pele: este ingrediente promove a renovação celular, remove as células mortas da pele para a deixar mais suave e uniforme.
  • Desvanecimento das manchas escuras: os produtos que contém retinol na sua fórmula, ajudam a reduzir as manchas escuras e a hiperpigmentação, uniformizando o tom da pele.
  • Previne os sinais de envelhecimento: protege a pele dos danos causados pelos radicais livres, que contribuem para o envelhecimento prematuro.

O que é o ácido retinoico?

O ácido retinoico, também conhecido como tretinoína, é a forma ativa do retinol. Como dispensa a etapa de conversão na pele, é altamente eficaz no combate a rugas profundas, acne e outras condições dermatológicas.

Para que é utilizado o ácido retinoico?

O ácido retinoico serve para tratar várias condições da pele, incluindo:

  • Rugas profundas: é altamente eficaz na redução de rugas profundas e linhas de expressão;
  • Acne: desobstrui os poros, reduz a produção de óleo e combate as bactérias causadoras da acne;
  • Fotoenvelhecimento: ajuda a inverter os danos causados pelo sol, tais como manchas escuras e rídulas.

Diferenças entre Retinol e Ácido Retinoico: Qual escolher?

A decisão entre ácido retinoico ou retinol depende das suas necessidades e do tipo de pele. Além da forma de ativação, outra diferença entre retinol e ácido retinoico reside na potência e eficácia dos produtos.

  • Para que serve o ácido retinoico: o ácido retinoico para o rosto é usado como um ingrediente potente no tratamento de alguns problemas de pele, mas é necessário ter receita médica para adquirir.
  • Para que serve o retinol: uma opção mais suave e tolerável para a pele, ideal para iniciantes no universo dos retinoides.

Embora compartilhem a mesma origem, há outra importante diferença entre ácido retinoico e retinol: o primeiro é usado para tratamentos de acne mais severos. Já o segundo usa-se no tratamento de linhas finas, manchas escuras e rugas.

Dicas Importantes: o protetor solar, é o teu escudo diário. Ao utilizares produtos com retinol ou com ácido retinóico, a aplicação frequente de protetor solar torna-se vital para protegeres a pele dos efeitos nocivos do sol. Lembra-te sempre de escolheres um protetor solar com um fator de proteção adequado para a tua pele.

Começa devagar e aumenta gradativamente: inicia com uma frequência baixa e aumenta gradativamente à medida que a tua pele se adapta aos produtos.

Irritação? Sinal de alerta: Em caso de irritação excessiva, suspende imediatamente o uso e consulta um dermatologista.

Produtos com Retinol

Dos produtos da Kiehl's, destacamos dois com retinol que visam retardar os sinais visíveis de envelhecimento, incluindo rugas, rídulas e tom de pele irregular.

Retinol Fast Release: este é um poderoso sérum noturno com 0,3% de retinol que penetra em profundidade, reduz as rugas superficiais em 5 dias e melhora as rugas profundas em 2 semanas. A sua fórmula com retinol puro vai deixar a tua pele mais firme, tonificada e rejuvenescida.

Retinol Skin-Renewing Daily Micro-Dose sérum: este é um sérum diário com 0,1% de retinol puro com tecnologia de microdosagem, que renova as células da tua pele. Os péptidos e as ceramidas presentes na sua potente fórmula estimulam a reconstrução das proteínas do colagénio e elastina, fortalecendo a barreira da pele.

Se estás a tentar reduzir os sinais de envelhecimento, lembra-te de equacionar a diferença entre retinol e retinoico. Deves considerar qual é mais vantajoso para ti, ponderando fatores como o teu nível de experiência com retinoides, o teu tipo de pele e estado da mesma, assim como o tempo de resultados. Lembra-te de seguires as instruções com precaução, usar protetor solar e estarás no caminho certo para reduzir os sinais de envelhecimento, mantendo uma pele jovem e radiante.

Produto adicionado à lista de desejos
Produto adicionado para comparar.